.

domingo, 9 de maio de 2010

Mãe é Pura Poesia!





Jardim do coração

Em minha casa tem um jardim,
nele tem plantado lindas flores,
formoso, sem igual, em cores
delicadas e belas, feito pra mim.

Canteiros de margaridas, cravos,
jasmim, açucena- branca delicada
e flores perfumadas, alinhavos
de trepadeira deixam-me encantada.

Toda esta maravilha vive escondido
em um só coração, que é sublime
em doação de vida, escancarado
para filhos e família, amor exprime.

Pelo seu amor, um dia eu existi,
um dia de domingo eu nasci.
O amor estendeu mãos de bondade,
então resisti, novamente nasci.

Neste jardim tem heroísmo, vastidão
de grandiosidade, tem sabedoria,
muito carinho, beleza e alegria.
Este jardim, mãe, é o seu coração!

Marta Peres





Bailado do Amor Maior

© Nathan de Castro

... E, grávida, de amor, se fez paixão,
e ao seu silêncio ousou toda a beleza
das luas, tantas, quantas... Da certeza
do véu que envolve a mágica canção.

Barriga... Seios... Ah! Doce estação
que encanta-se em poesia. A Natureza
faz festa e exibe os polens da indefesa
Flor que sussurra um verso de algodão.

Como explicar o gozo do momento
no seu olhar de luz, se o encantamento
é bem maior que as rimas do Universo?

Se o sonho tem o sol que envolve o vento
num bailado de Lua... A vida, o berço
e os astros refletidos num só verso!?




Mamãe

Você é meu adorável raio de sol
Que ilumina o brilho do meu olhar...
Você é a mais linda das fadas
O encanto da flor, o desabrochar do amor.

Você é a doçura dos favos
Os olhos de mel...
Mamãe meu doce encanto,
Sereno das minhas manhãs
Minha musa das mais sublimes inspirações
A doçura do favo de amor.

Minha princesa encantada!
A mais bela das fadas
Tu serás por mim
Eternamente amada.

Autora: Mone Uezu


Mãe, Oh Mainha
.
Quando a chamamos
Primeiro se ver seu olhar
Preocupada em nos avistar...
.
E não é fácil, nos conter...
Ou mesmo nos deixar correr
Tanto o seu medo
Do que pode nos acontecer...
.
Mas quando caímos,
Com seu carinho tamanho
Seu olhar e seu beijo
Nos vem em forma de cura.
.
Mãe, Mamãe, Mãezinha
Minha Mãe, Mainha...
.
Com esse nome a nos proteger
Nos tornamos adultos
Mas sem nunca deixar-mos
De sermos filhos....
.
Betânia Uchôa

O MILAGRE DA VIDA
(Homenagem às Mães)


Vida concebendo vida a cada dia
poder supremo do criador e da criatura
é o inexplicável mistério, a grande magia
desabrochando e florindo com ternura.
Os tons são suaves, o som harmonioso,
as notas, uma a uma, em perfeita rima...
Será que existe neste mundo misterioso
maior obra-prima?
A ciência em seu avanço tecnológico
pode tentar clonar e até criar "in vitro"
mas dentro de qualquer raciocínio lógico
se há beleza maior que a mulher gerando vida,
eu duvido!
É a transformação lenta e gradual,
a semente se desenvolvendo no ventre
que vai se avolumando,
é a mulher deixando aflorar seu instinto maternal,
é o milagre da vida se consumando!

***


Meu abraço carinhoso pelo seu dia!
Sônia Maria Grillo
(Baby®)



PROCURA-SE MÃE QUE SUMIU

Eu nunca soube
ao certo
quantos éramos.

Só lembro de muito barulho,
da algazarra,
das risadas permeadas

de coisas bobas
[hoje morando
nas lembranças]

antes engraçadas
por estarmos todos
crianças.

E no meio
desta gritaria

-gigantesca
a mãe
que tudo sabia

num afã
de dar conta
de cada cria

Ela acreditava
que podia,
talvez por isso
desse tão certo

com ela.

Mas o tempo,
inimigo implacável,
tirou a dona da roda
do nosso meio

e qual pintos assustados
espalhados
por todo o canto
nos deixou atarantados
e sem rumo

Até hoje sem prumo
procuro
aquela bruxa fada

que remexia
o tacho
e abaixava o nosso facho
com seu feitiço certeiro

e não acho.

(Elza Fraga)

PARA AS MÃES

MÃE:

Nada mais divino
Nada mais sublime
Nada mais perene
Nada mais singelo...

MÃE:

Nada mais forte
Nada mais bravio
Nada mais sábio
Nada mais necessário...

Como MÃE somente Deus
Na terra tudo é pequenino
Mediante sua presença...

Ela é a maior imponência universal
Sem precisar impor nada...

MÃE é definitivamente tudo e,
Tudo é definitivamente pequeno diante dela.

Marçal Filho
Itabira MG



Mãe é tudo...

Ela sabe o que
pensarmos esconder...
É a garra na vontade de vencer.
Sucesso até no fracasso
dos que perdem.
Mãe é tudo... É amor até
no desfalecer.

Mãe é descanso
no cansaço do abraço...
Paz e ternura harmonia e graça.
É perdão onde não há
mais união... É laços.
Mãe é abrigo até no chão
basta-nos seus braços.

Mãe é luz onde
as trevas se estendem...
A magia do amor na
infância de uma criança.
É verdade e fada...
Tira-nos as dores da
mocidade.
Mãe é tudo...
É amor, esperança, é
criança, e verdade...

Marisa Torres

Mãe do mundo



Teu corpo de tantas cores e formas, brilha como estrela doadora de luz.

Mãe do mundo e da criação, com o belo augúrio doado a todas, com rara excessão:

A capacidade intrínseca de gerar, criar e perpetuar o amor.



-Helena Frontini-



Mãe

Mãe, palavra que significa amor.
Mãe, palavra pronunciada na alegria e na dor.
Mãe, quero lhe dizer enquanto ainda posso:
- Sem você, eu não existiria.
- Obrigada mãe, pela vida.
- Obrigada por tudo o que já fez por mim,
garanto-lhe mãe, não foi pouco.
Sou-lhe grata mãe, por tudo o que fez
para meus filhos, obrigada mãe.
Mãe, não há nada no mundo que pague
o bem que já me fez, obrigada mãe.
Mãe, sei que você já chorou por mim,
perdão mãe por tê-la feito derramar lágrimas,
sei que sempre quis o meu bem.
Já fui motivos de sua preocupação,
talvez por não a entendido bem,
perdoa mãe.
Hoje ainda posso lhe chamar mamãe
e você pode me ouvir,
agradeço pelo seu amor
e lhe desejo um Feliz Dia Das Mães,
Mamãe!

Marta Peres



Mãe

É sinônimo de amor
Auras iluminadas, braços fortes
Sra de doces sentimentos.
Mãe palavra pequena e significado
infinito amor, dedicação
renúncia a si própria
força e sabedoria.
Mãe é o melhor remédio.
Mãe divina.
Busca-se desesperadamente:
Na hora da febre
Na hora do tédio.
Em todos momentos.
Mãe é uma eterna lembrança;
Mãe é um milagre de Deus.

(Dan)

AMOR DE MÃE NÃO TEM PREÇO

Ser mãe é falar o necessário.
E' calar,é olhar,é entender,
Ser mãe é abraçar,é acarinhar e ninar.
E' ter a sabedoria dos deuses e a paciência do tempo.
E' não ter contratempo.
Ser mãe é viver cercada de amor.
E' o início,é o meio,e jamais o fim.

(SESC)
Beijos! José Alves



Ser Mãe...É ...
Dar as mãos para ensinar a caminhar...
Aprender a sorrir, para amigos aprender a conquistar....
Ter o carinho do cafuné, para poder relaxar e com
Os anjinhos poder sonhar...
Ouvir gostosas historinhas para a
Febre poder dispersar...
E se acaso o choro acontecer...
O colo sempre irá Ter para as suas
Lágrimas poder conter.
Independente da Idade,
No coração de Mãe...
Filho sempre será
Menor de idade.”


Cáh Brasileiro

FLOR DE DEUS ...

Mãe que espera
Tecer dentro de si
O comecinho do ser
Sonhando com o momento
De o embalar junto ao peito.
Mãe que ora
E ao Senhor implora
Que abençoe seu bebê.
E o Senhor o afeiçoa
Com tamanha leveza
Que lhe permite sorrir
E Sua glória é acesa.
No carinho há virtude e beleza.
E os Anjos Querubins
Cantam rejubilando o milagre da vida
Que leva mamãe ao apogeu
Ao fitar o filho seu.
Chora e ri ao mesmo tempo
Demonstrando o imenso sentimento.
Torna-se naquele momento
A flor preferida de Deus ...

Iveti Specorte


Homenagem a todas as Mães

Mãe! Ser divino
Nascestes para embalar
Em todas as horas suavizar
Cada segundo vivido!

É a mão sagrada
Que trabalhas no alento
E com teu coração meigo
Sempre teu sorriso agrada!

Noites, dias, anos...
Tua dedicação é ímpar
Esqueces de ti por amor!

Amor grandioso pelos seus.
Na face da terra
É o anjo a serviço de Deus

Regina Kreft


“Santa Mãezinha”

Sua mãe partiu para o céu
Está ao lado do Senhor
De lá está te olhando
Jogando gotas de amor

Amor de mãe não tem fim
E também não tem medida
Vai morar no paraíso
E protege sua vida

Sua mãe é uma estrela
É uma ausência presente
Ilumina seu caminho
Sabe quando está carente

Você não precisa dizer
Nem falar da sua dor
Pois agora ela é santa
Intercede a seu favor.

Jane Rossi


“ Coração de mãe ”

Um coração que chora
Que ri
Que fingi que não dá bola
E que faz seduzir
Que pulsa ofegante, acelerado
E que sonha com o filho amado
Um coração que sabe o que é sofrer
Mas que conhece tão bem a alegria
Inclusive, a alegria de viver
Que mergulha em fantasias
Que suporta rebeldias
E faz da cria o seu bel prazer
Um coração que puxa orelha, que recrimina
E que acarícia quando necessário
Tantas vezes repleto de corações por perto
Outras vezes tão só, tão solitário
Com seu jeito doce, de menina
Com seu acerbo, acre, azedo incerto
Um coração um tanto desvelado
Coração de mãe, de madre, genitora
Muito bem cuidado
Aguerrido, belicoso, valente,
De mulher atenciosa, defensora
Coração que abraça o coração da gente

Sérgio Murilo



Meses de esperanças


O que é que é?
Que nasceu conosco,
nos primeiros dias de vida,
mesmo sem entender nada,
já descobrimos sua existência,
que é forte mexe com a gente.
O tempo passa e isso aumenta,
dentro de nós, nos enlaça,
de tal forma, que transforma,
de riso para choro,
de tristeza para alegria.
Quando mais este dia,
se inicia prometendo,
ser ele abençoado...
Se não sabe fica calado...
Se tiver certeza Grite comigo...
É Minha Mãe...

Hoje é seu dia...
Seja Feliz eternamente,
não por ter nascido,
mas por ter concebido,
meses de esperanças,
dentro de você...
Amo o fato de existir,
de você fazer parte,
deste mundo só meu...
Amarei-te eternamente...
Podem existir outras...
Mas pra mim você é...
A melhor Mãe do mundo...
Te – amo Mamãe...
Seu Filho...


Ledemir Bertagnoli



Mãe

Há um pouco de mãe em toda mulher
Um pouco de sonho no que se quer
No amor a maternidade se apressa
Acontece assim antes que se peça

Mágica além do que se pode ver
Força que não se pode inverter
Muito mais que a gestação que lhe cresça
Ou o ofício diuturno que ao colo desça

É escolha eterna de amor sem idade
De envelhecer sem perder a candura
Ou de se abaixar sem perder a altura

Escolha eterna de dor e verdade
Pois ter o filho é do todo a parte
De fazer da família o estado da arte

Raffael Giovanni



Ser Mãe...

É um desafio diário
Um aprendizado eterno
É ser apaixonada
Cúmplice
Obstinada
É ser sentimento
Ter um amor infinito
É ser verso
Um doce aroma
Uma oração
É ser útero
A todo instante
Fonte de vida
Ser norte
É ser abençoada
Uma missão sagrada

Silvia Costa


Mãe! Mamãe! Mãezinha!
Minha Mãe! Mainha!

Com esse nome a nos proteger
Nos tornamos adultos
Mas sem nunca deixarmos
De sermos filhos..

(Betânia Uchôa)

Mãe

Mãe,sua alma espelha a tua humanidade
A beleza das flores traduz o teu carinho.
Teu perfume nos envolve em teu grande coração.
E silenciosa,serena,sorrindo e bela
Continuarás na luta da vida

Agradeço por ser minha Mamy
E principalmente por ser
Minha Amiga de todas as horas
Agradeço por tudo
Ser tão mágico e pleno

Da luz de Jesus
Da bênção de Deus!
Sua Filha e Amiga

Cilmara Cilssy


CORAÇÃO DE MÃE

Coração de Mãe é assim: Grandão!
Cabe todos que a ele se achegar.
É um mar que não se enche,
está sempre pronto a amparar.

Coração de Mãe é assim: Dedicação!
Nunca cansa de abraçar.
è um céu cheio de estrelas,
nasceu para nos iluminar.

Coração de Mãe é assim: Paixão!
Consome-se em amar.
É um rio cheio de vida
que nunca pensa em desanimar.

Coração de Mãe é assim: Perdão!
Pelos filhos morre, se precisar.
É uma fonte inesgotável de afeto,
que nunca deixa de jorrar.

(William Vicente Borges)




LÁGRIMAS DE MÃE ...

Nem tudo o que é Doce é Mel
nem tudo o que é Amargo é Fel
Seca o Leite Materno e as Crianças
se Alimentam das Lágrimas
que Escorrem em Abundância
... Dos olhos da Mãe.

*Afonso Estebanez*



HOMENAGEM ÀS MÃES.

Maria, esposa de José um carpinteiro,
Uma mulher simples, porém piedosa,
Entre todas a missão mais espinhosa,
Recebeu e a desempenhou por inteiro.

De Jesus Menino cuidou com doçura,
Levando a Ele seu exemplo de amor,
Tudo fez e com seu devotado candor,
Cobriu-Lhe o viver com toda ternura.

Sofreu como ninguém a Sua agonia,
Morreu um pouco a cada chibatada,
Quando via do filho a carne maculada,
Arrancada aos pedaços muito sofria.

E por todo este sofrimento e muito mais,
Que a escolho das mães a representante,
Para que nos lembremos a cada instante,
Que o valor da mãe não se mede jamais.

E hoje, Mamãe, no dia que lhe é consagrado
Quero cumprimentar a você com a emoção,
Que nasce na alma e deságua no coração,
E mais que eu tente você merece dobrado.

Marco Orsi



PARA MINHA MÃE

Oh, minha saudosa mãe!
Hoje estou sozinho aqui,
tão saudoso e distante
eu que contigo convivi.
Mas, apenas a nos separar,
está o tempo que vai passar,
até que eu volte para ti.

Lagrimas em mim brotam,
num pranto de saudade,
porém, jamais apagarão,
o que foi na verdade,
ter vivido a teu lado,
tão protegido e amado,
envolto em pura felicidade.

Marco Orsi



Mãe
Protagonista emérita
No palco das emoções
Sem roteiros planejados
Somente amor enlevado.

Mãe
Lágrima sentida no despertar
Dia feliz de um nascimento
Doce água cristalina dos céus
No lenço de antecipada partida

Mãe
No ensinamento és arquiteta
Construindo no sentido bendito
Irrestrito, sem cobranças
Um exemplo do incondicional

Mãe
Abençoada sejas tu Mulher
Na alma serena e desvelada
Jardineira escolhida por Deus
Nos corações de seus amados.

(Taís Eliane)

Marcadores:

5 Comentários:

  • Querida amiga,
    Que homenagem linda, pura poesia, sentimento iluminando cada linda, enchendo de amor e saudade o nosso coração.

    Parabéns por sua coluna!

    Feliz dia das mães!

    Beijos

    Por Blogger Betânia Uchôa, às 9 de maio de 2010 às 16:15  

  • Você é a poesia em pessoa... Linda demais a sua alma que brilha em cada verso teu.
    Suas atitudes são puras e sua coluna nos enche de emoção.
    Obrigada Marta por de alguma forma ter entrado na minha vida.
    Obrigada pelo seu carinho para comigo e sua devoção para tantos poetas...

    Amiga eu te amo.

    Por Blogger Amor de Bela, às 10 de maio de 2010 às 19:04  

  • PARABÉNS AOS POETAS E POETISAS QUE LINDAMENTE ENCANTARAM "MÃE É PURA POESIA! "PERFEITA EMOÇÃO PARA ALGUÉM TÃO ESPECIAL "MÃE!EMOCIONANTE DEMAIS!BEIJOS MEUS!

    PARABÉNS A GRANDE POETA MARTA PERES! MÃE! AMIGA! GRANDE SER HUMANO QUE ADORO!BEIJOS MEUS!

    Por Blogger Marisa, às 13 de maio de 2010 às 16:27  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    Por Blogger josebonifacio, às 19 de maio de 2010 às 21:59  

  • Graça e paz!

    Fiquei encantado com as mais belas e justas homenagens às mamães. Assim sendo, quero parabenizá-la pela bendita e memorável iniciativa. Enfim, elas merecerem honras e mais honras.

    Destarte, querida Marta Peres, minha nobre amiga, estou voltando com muito amor e carinho. Sim, porque jamais deixei de amar o Jornal O Rebate. Enfim, voltei! Perdoe-me pela ausência.

    Deus seja louvado!

    José Bonifácio

    Por Blogger josebonifacio, às 19 de maio de 2010 às 22:01  

Postar um comentário

<< Home