.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Preconceito




Preconceito

Preconceito – palavra de etimologia simples e clara.

Quantos fazem emissão antecipada de opiniões e conceitos sobre pessoas, objetos, ou qualquer assunto? Quem nunca olhou para alguém e disse para seus botões ou alardeou aos quatro ventos, fulano de tal é chato, é cacete, não suporto a cara de algum colega da escola, de um professor, de alguma pessoa. Quem pode se vangloriar de nunca ter sido preconceituoso? De lavar as mãos depois de ter cumprimentado alguma pessoa da qual sentiu repulsa? De não comer algo servido por alguma pessoa? É grave a situação de preconceito, muitas vezes banais, simplórias, porém, muitas vezes mais rebuscadas como se antes das opiniões houvesse tido ponderação. Contudo, sempre o preconceito e muitas vezes com uma pontinha apimentada ou cheia de asco.

O preconceito hoje ainda é maior que ontem.

Desde os primórdios existe o preconceito e o homem já era rotulado por não ser o mais forte do bando, por não ter grandes habilidades na caça e na pesca, por não saber lutar, por ter dificuldade em se expressar.

O tempo passou, veio a evolução, a tecnologia, uma globalização cultural – o preconceito permanece.

Creio que na política o preconceito tem sua nuance mais perigosa. Uma simples crítica que alguém possa fazer há a invasão de jornais, entrevistas, ou mesmo nos bate-papos de praças e botequins. Quando se é contra o outro candidato é terrível, até no modo de andar, de falar, de se posicionar, de sorrir, encontra-se defeito. Muitos dos que são eleitos não sabem vencer, deixam mágoas de campanha falar mais alto e começam as perseguições. Puro preconceito agindo sem o bom senso. Chamo isto até de falta de caridade, de amor, e tenho a certeza que lá bem no fundo não há felicidade total – vai lhes faltar sempre a paz de espírito. E as pessoas não se emendam, não aceitam correção para se modificarem, preferem padecer do mal por eles mesmos criados.

Existe o preconceito contra, pobre, rico, careca, cabeludo, alto, baixo, gordo, magro, loira, morena, cor da pele, tipo de emprego, vestuário... Nem dá para enumerar, são muitos os preconceitos e todos somos vítimas.

Por que existe o preconceito? Porque existe o racismo? Ninguém escapa de ser preconceituoso?

O preconceito é uma doença e nenhum ser humano está imune. Todos os seres humanos algum preconceito carrega consigo. É preciso tratamento para acabar com este mal dentro de todos nós. Ainda somos mesquinhos, pequenos demais, fato de ainda sermos muito preconceituosos. Quem sabe ainda aprenderemos sentir uma dose de amor? Acredito que quando realmente amarmos nossos semelhantes como a nós mesmos esta doença será dizimada.

Quanto preconceito ainda existe na questão opção sexual!

Nem todas as pessoas aceitam aquele ou aquela que prefere se relacionar sexualmente de modo diferente – e não precisam dizer em contrário porque realmente olham estas pessoas de modo diferente, se envergonham de amigos com preferência contrária, se é parente então, excomungam, amaldiçoam até a quinta geração. Olham de lado e dizem que não é parente.

Preconceito, problema tão antigo quanto o mundo!

Você já observou as pessoas? É engraçado observar as pessoas. Eu gosto de fazer isto e estou sempre fazendo, porque elas me revelam o que quero descobrir. Quem são na verdade! Muitas pessoas não aceitam opiniões diferentes, não aceitam pessoas menos favorecidas tendo o objeto de valor igual ao delas. É estranho dizer isto, porém, observando a gente enxerga nas entrelinhas, um sorriso, um modo de olhar, alguma palavra escapada, é muito fácil entender.

Existem pessoas que valorizam o outro pelo que carregam no bolso, pela conta bancária.

Isto vale a pena? Realmente, ser mais afortunado é muito bom, mas trás felicidade? Tenho certeza que ajuda, no entanto, nada paga a paz de espírito. Quantos afortunados por ai estão tão cheios de doenças que o tratamento se torna praticamente impossível. O agravante é que não conseguem entender que o preconceito as levam afundar mais e mais em outras dificuldades que o dinheiro não compra – ao passo que outras pessoas passam por dificuldade financeira e carregam dentro da alma a paz de espírito. A fortuna quando não é bem usada faz efeito contrário.

O adulto precisa entender que educa-se uma criança pelo exemplo.

Se o adulto é preconceituoso, logicamente a sua criança também será e assim o ciclo continua por geração em geração. Ninguém é dono de nada, ninguém é melhor que ninguém, hoje é elite, amanhã pode ser plebe. As estrelas, a lua, o sol, o céu, a água, o universo, enfim, não são meus, não são seus, aliás, Deus fez para todos. Se somos filhos do mesmo Pai, então, porque não compartilhar, porque não doar, porque não deixar quando partir (porque todos nos vamos algum dia) um mundo com menos preconceito, mais tranqüilo, mais feliz de se viver, um mundo melhor...



Marta Peres

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home