.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Pequeno Caderno de Poesias



Pequeno Caderno de Poesias



Por Tanto Amar

Às vezes me sinto triste,
dolorida melancolia fere a alma
e, não sei se por alguém...
contudo conservo a calma...

Não entendo a dor d’alma
que nem consolo tem,
é dor que vai, aperta e vem
sem uma paz-de-alma.

Esse coração não tem consolo,
nem jamais, nunca me consolei,
coração é bobo, um tolo
por tanto amar eu o sangrei.

Marta Peres












Poesia de Improviso
  
Sem inspiração cá estou
eu tentando uma poesia,
horas a fio e cá estou
escrever, nem por cortesia!

O mar braveja lá fora
cá dentro só entra maresia,
a imaginação foi embora
em uma hora nada de poesia.

Gasto tanto, tanto tempo
e vem apenas um verso,
coração está perverso
dele, nenhum pirilampo.

Gasto o tempo em escrever
porque a pena assim quer
algo ainda vai se desenvolver...
bem-me-quer...mal-me-quer...

O improviso cá dentro grita...
ai de mim, ele quer sair,
posso ver no ar sua escrita
seu grito ainda irei ouvir.

Marta Peres














Água

Água, líquido puro e incolor, insípida
podendo ser usada a qualquer momento
que se deseje porque é inodora.

Água pode se transformar
em vapor sob tensão e alta temperatura,
pode ser tratada nas estações
de tratamento.

Água, benção de Deus, é importante
na vida do homem, solvente universal,
congela a zero graus, abençoada substância
química composta de hidrogênio e oxigênio.

A água é de fundamental importância
para a vida de todas as espécies, sua ingestão
quando tratada é fator de conservação da saúde,
auxilia na prevenção de doenças.

Mas a água pode ser também berço da morte.

Foi nestas águas, neste líquido, que pai e filha
perderam a vida por afogamento no terceiro dia
do Novo Ano de 2013, neste verão de sol quente,
num local de bela paisagem no interior mineiro.

Marta Peres











Consideração

O pensamento
anda a mil
anda assim
por um fio
como se eu estivesse no cio.

Pisou o meu coração
sem importar se era macio
pisou assim
amassando
sem dar importância
com conseqüências.

Tudo à minha volta girou
deu guinada e não se ajeitou
de ponta cabeça ficou.

Tudo à minha volta girou
o amor para trás ficou
ou nunca existiu?

Marta Peres









Prece

O’ Deus de Misericórdia,
que eu tenha hoje
o pensamento puro,
palavras doces e suaves, 
e atos de bondade
para com todo aquele
que de mim se acercar.

Que eu consiga, Deus,
seguir Seus passos
em todos os momentos
de minha vida
em todos os meus atos!

Marta Peres









Por Amar

Muitas vezes
a gente acaba fazendo
o que não deveria fazer,
gritar,
chorar,
sofrer,
sentir a falta
do grande amor que se foi...

Marta Peres








Conjectura

Não se pode medir
o quanto dói quando
se precisa cair na real
que acabou,
foi o fim
e já faz tempo.

Marta Peres  












Fato Inusitado

Um barulho, leve mexer na maçaneta, porta bate. Som de passos arrastados, as pernas tremem, coração acelerado, mãos gelam, apenas eu dentro da casa sem coragem de prosseguir, sem certeza de nada ou alguma coisa. Olho em todas as direções vasculhando os cômodos, algum esconderijo, buracos. Range a porta novamente, barulho seco como se fossem gravetos quebrados. Um medo, pavor de abrir a porta. Sentindo vertigem na barriga, no corpo, já estava à beira do pânico, era aterradora tal situação. A ansiedade fazia tremer o peito, o corpo inteiro e eu não entendia contudo, estava alerta a todas possibilidades e pronta para entrar em campo a qualquer momento, pronta ao ataque. De repente, me vi sorrindo frente a frente a um pássaro saltitando em cima da mesa, envolvendo as flores.

Marta Peres









Marcadores:

2 Comentários:

Postar um comentário

<< Home