.

sábado, 9 de março de 2013

Drogas do Oiapoque ao Chuí



Drogas do Oiapoque ao Chuí

Esta é a realidade do nosso país hoje.

É preciso fazer alguma coisa para acabar com as drogas de vez por todas, porque, o uso de drogas ilícitas cresce a olhos vistos apesar dos esforços de controle. No Brasil, o consumo vem tomando proporções numa assustadora escalada para a falta de sossego das famílias. A repressão não é fácil e cada dia mais e mais jovens se perdem para a droga – jovens, menores de dez anos de idade são pegos com papelotes de cocaína e cigarros de maconha – um número imenso já é usuário de crack e isto é a triste rotina nas rondas policiais, sem contar as inúmeras vidas ceifadas.  Quantas famílias pelo país a fora estão neste momento sentindo dor na alma por conta das drogas!

Muitas drogas como o cigarro sabemos provoca sérias reações no organismo humano além de ser um dos maiores problemas de saúde pública mundial.  O álcool que também acarreta doenças, os ansiolíticos, barbitúricos, Benflogin (  cloridrato de benzidamina ) se usado numa super dosagem, o Boa Noite Cinderela, a cafeína, o clorofórmio, a cocaína, a codeína, cogumelos, cola de sapateiro, crack que para muitas pessoas é um dos males do século, drogas naturais, drogas ilícitas,  drogas lícitas, drogas sintéticas, ecstasy, heroína que é uma das mais devastadoras, os inalantes como lança-perfume usado em carnavais, LSD, a Maconha,  Merla, Morfina, o dopping, o ópio e tantas outras drogas que bem nenhum faz. Até quando as drogas consumirão famílias? Até quando os jovens morrerão por usarem droga em excesso numa overdose.

Porque as pessoas usam droga?  

Muitas pessoas afirmam que a curiosidade, a influência de amigos ( que é o mais comum ) a vontade, o desejo de fugir do mundo, dos problemas, o descaso das famílias, a dificuldade em enfrentar obstáculos que surgem no dia-a-dia, a indolência, faz com que a pessoa se encha de coragem e tome a atitude de usar droga. Porque, é preciso muita coragem para se embrenhar por este caminho, pois é um caminho sem volta. E assim, num ritual de prazer a pessoa usa pela primeira vez, mais uma vez, outra, e mais outra até não mais conseguir viver sem, até estar completamente subjugada pela droga.

O que é droga? Normalmente pessoas usam drogas?

Droga é qualquer substância e/ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias, tinturarias, remédios de ação total contra insetos, etc. Até mesmo um comprimido para aliviar dor de cabeça é droga, o anti-inflamatório é droga – se ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele,  entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro, alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a reações agressivas.

Quanta tristeza quando se encontra jovens usando maconha, porque, o usuário de maconha em alta escala é forte candidato a viver em dependências psiquiátricas. Que  preço vai pagar esta geração que consome a maconha em larga escala? Pelo andar da carruagem imagina-se que seja alto.

A vida dos jovens está em jogo por conta do mercado hediondo das drogas – cada dia mais e mais a vida dos jovens está sendo dizimada. A droga não perdoa, sai como trator ceifando a vida nos barracos da periferia, nas casas ricas, nas baladas, nos bares e boates, na zona rural, chegam às escolas para agonia dos pais.

Nem todos os adultos estão comprometidos no combate às drogas, é preciso a união de todos para caçar, calar de vez por todas as drogas – senão, corremos sérios riscos de perdermos nossos jovens. Porque, quem fornece e alicia este inferno tem que ser caçado e tirado do convívio da sociedade. Quem faz isto é monstro.

Precisa-se de instituições sérias e grupos de auto-ajuda ( pessoas caridosas e amorosas que não visem lucro, apenas a prática da caridade ) para trabalharem na prevenção e reabilitação dos jovens, as que existem já não são suficientes. Porque, muitas comunidades terapêuticas, ordinariamente não recebem ajuda do governo muitos dos que fazem o fazem por amor. É de amor que o usuário precisa.

Sabemos que está disseminada pelo país, pelo mundo, a mais avassaladora das drogas, o crack. E nossas crianças estão sendo obrigadas a conviver com pessoas perversas que oferecem pela primeira vez, então... aliciam, depois...se não receberem o dinheiro matam. Quantos jovens vivem hoje como se fossem zumbis, reles mortos-vivos. Quantos viciam e se transformam em delinqüentes e assassinos.

Crack é droga que tem poder devastador, algo sobrenatural, vicia na primeira vez de experimento – depois...depois é tragédia, é desgraça, é a degradação humana. Os adultos precisam agir, antes que a droga passe na frente e maltrate os jovens. Poderia ser seu filho ou filha, neto ou neta. Fique atento, ame e mostre que realmente ama.

Sabemos que no Brasil os usuários do crack consomem até uma tonelada/dia da droga, sabemos também que as conseqüências são drásticas, vamos nos calar? Seremos coniventes com esta estupidez? Nossos jovens estão se prostituindo cada vez mais e não nos importamos? Decididamente não pode ser normal.

É preciso ação e são urgentes para a prevenção.

As escolas precisam buscar apoio na sociedade, realizarem um trabalho sério de formiguinhas na prevenção e combate - normalmente criança e jovem são alvos . Não basta ensinar a ler e escrever, medir, pesar, somar, multiplicar e dividir  – vejo que o combate precisa ser em massa e escola é o melhor local a iniciar-se. Com boa vontade, esforço e paciência tenho certeza que conseguiremos. Porque, nosso país é rota preferencial do tráfico internacional de droga, principalmente da cocaína que é droga maldita. É momento de darmos as mãos e vencermos  este mal.  

Do Oiapoque ao Chuí, vamos combatê-la?

Marta Peres

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home