.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Sonhando a liberdade






Sonhando a liberdade

O que seria a liberdade? Liberdade não seria fruto da própria evolução? Para que a pessoa seja livre ela não deveria adquirir responsabilidade? Na verdade, pessoas divergem no modo de pensar, de entender o assunto. Será que o que se pensa hoje deixa-se de pensar amanhã? O que se escreve hoje, amanhã passa-se uma borracha e tudo bem, tudo certo? A pessoa pode negar o que escreveu em tempos passados?



Na hora de beber todo mundo bebe, na hora de cantar todo mundo enche o peito, solta a voz e canta, quem gosta de falar dispara feito vitrola quebrada, quem se acha com a razão estufa o peito marcando cerrado, aproveita-se bastante em tudo aproveitando-se de todos, bebe, beija, droga-se num descompromisso sem fronteiras. Seria forma de amenizar sua própria solidão? Seria um modo de tapar o sol com a peneira? Talvez, esconder-se de suas dificuldades, dos seus medos ou traumas.



Conquistar a liberdade é sonho de todas as pessoas. Para muitos mais parece ser uma odisseia e as pessoas travam luta diária. Alguns encontram a estrada certa, outros, pegam atalho, já outros, embrenham-se em mares de ondas imensas que os levam naufragar.



Libertar-se das amarras a que nos impomos e voar, voar na imensidão da vida, voar livre como a águia – é viver a liberdade interior, assumir os próprios desejos, ser o leme da alma é o desejo de todas as pessoas.



Viver livre, adquirir a sonhada liberdade – é um desafio e não é fácil conseguir vencer, muitos se deixam surpreender pelas vantagens fáceis e perdem-se no meio do caminho.



Porque envolve a vida da pessoa desde sua infância até a independência afetiva dos amparos familiares. É um longo caminho a percorrer, cheio de espinhos, trevas, solidão, desamparo, depressões, vícios, medos, para então chegar a um ponto onde se possa ver a luz do entendimento, respirando um ar mais maduro e fértil. Se a estrutura foi falha na Educação haverá falha por todo o caminho. Muitos, em busca da liberdade para se sentirem felizes, emaranham-se nas teias das paixões, não se libertam do passado – viverão, mas com vivências mortificantes.



Quantos buscam líderes que os conduzam a um mundo de liberdade! Deixam-se guiar entregando-se às mãos de ladinos que os monopolizam, brincam ao bel prazer como se a pessoa fosse fantoche, se deixando ser joguete apenas.



Pobres destas pessoas, que abrem mão da própria liberdade! Muitas pessoas querem ter sem colocar a mão na brasa, sentem-se felizes, agradecidos e seguros por terem líderes autoritários que os impulsionem à frente. Não querem dar-se ao trabalho de pensar, funcionam como burros de carga acreditando estar ai a felicidade. Vivem servindo e servindo viverão se seus olhos mantiverem-se fechados.



Assim é o ser humano, busca sofrimento com as próprias mãos, sente dor e se martiriza, lastima, queixa, contudo, sente-se amparado – continua preferindo viver na servidão voluntária. Porque é viciado em sentir dor, se medicar tomando remédios por conta e risco, alimentando-se mal, vivendo mal, se drogando com todas as espécies de drogas se deixando estimular por propagandas sedutoras. Ah, o ser humano ainda é muito masoquista, permuta que faz para fugir do vazio e sentir-se livre.



Liberdade é opção.



Quer ser livre? Trabalhe a si próprio. Seja autêntico, mostre a que veio. Seja corajoso, saiba agir no momento certo, seja fino no trato com as pessoas nunca esquecendo que somos iguais perante o Pai - que é Amigo e Ama a todos sem distinção.



Marta Peres




 

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home