.

sábado, 17 de maio de 2014

Liberdade de Expressão – Direito de Imprensa


Liberdade de Expressão – Direito de Imprensa

 Liberdade de expressão – direito de se manifestar livremente, direito de manifestar a própria opinião, expor próprias ideias – em um país democrata.

Contudo, nem sempre a sociedade brasileira exerceu plenamente a liberdade de expressão – olha que a Constituição Brasileira garante esse direito ao cidadão. Garante, mas... Essa é uma questão imprescindível na Construção do Estado Democrático.

Hoje em dia, pessoas falam sobre política, às escondidas. Estamos voltando aos tempos da ditadura? Andam censurando! Seria por conta da corrupção? Por onde anda a Democracia?

O que se anda notando são interesses mesquinhos de figuras públicas. O país não pode estar à mercê de qualquer tipo de censura. Pode? O cargo político passa e pessoa fica. E como será depois?

Não seria motivo de todos saírem em defesa ao direito de se pronunciar sem medo a alguma represália?

A imprensa não fala tudo o que deveria por medo. Ou este pensamento não é válido mesmo sendo livre o direito de expressão do brasileiro? Não estão tolhendo o direito de imprensa?

Qual é o papel da imprensa em uma sociedade democrática? Andam medrosos de que a imprensa possa influenciar as massas? Sabemos que informar não é o mesmo que opinar. Imprensa informa.

E de mais a mais, o povo precisa da imprensa, precisa se informar, principalmente sobre o que está por traz dos bastidores políticos de sua cidade, estado e país. Como vão poder excluir algum político corrupto da lista dos votos se a imprensa não explicar claramente quem e quais são.

A imprensa é um meio de a sociedade exercer a democracia, o modo de dizer o que  está se pensando, saber tudo o que vem acontecendo.

Mais que nunca, o povo precisa se informar para saber em quem votar. Chega de votar no escuro, de vender, barganhar o voto, chega desse  troca, troca que não leva o povo a nada e o político no ponto de seus desejos.

Que exista um marco  regulatório de direitos na imprensa afinal, não se pode sair dizendo por ai o que se quer sem pesar, medir, somar, subtrair, multiplicar de dividir. Somos livres, não somos libertinos. Que rádios, jornais, TVs, blogs e sites, possam falar, escrever, anunciar, democraticamente porque a expressão não é limitada, é livre feito pássaro que voa ( há que se direcionar sem macular ) – para que a sociedade possa ser conduzida pelo caminho ideal.

Onde os direitos do cidadão? O governo é exercido pelo povo!


Marta Peres

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home